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TARÔ

 
Tarô - A Carruagem
VII — A CARRUAGEM: Nesta carta vemos um cocheiro conduzindo seu veículo para uma meta prefixada. A livre decisão que estava implícita na carta anterior, foi já tomada, e o Iniciado se encontra aqui em atitude de triunfo e de vitória, ganhando a guerra entre os contrários. Os cavalos e as rodas, parecem dirigir-se para lugares opostos; mas o chofer real, sem necessidade de rédeas, leva-os pelo meio, superando os obstáculos do caminho, unindo as contradições e conjugando as oposições. Nos galões se vêem duas máscaras, uma que chora e outra que ri, representando a tragédia e a comédia. A carta nos dá a idéia de viagem, relacionada com a primeira fase do processo iniciático; trata-se das primeiras viagens que nos prepararão para as viagens maiores, logo depois das quais o movimento cessará e se atracará à região do repouso. Não confundir o veículo com a meta.
DIREITA INVERTIDA
Direção - Movimento
Superação de contradições
Triunfo - Vitória - Obtenção de
Êxito - Manejo de opostos
Viagem - Mudança - Nova vida
Superação de obstáculos
Objetividade - Reestruturação
Bom veículo ou
caminho
Ausência de direção - Pressa
Viagem adiada - Imobilidade
Retrocesso - Derrota - Pesar
Veículo ou caminho equivocado
Ausência de escrúpulos - Fracas-
so - Perda de controle - Estanca-
mento - Impossibilidade de chegar
Ruptura - Insatisfação
Desespero
 
 
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HISTÓRIA SAGRADA
 

A História se articula como uma série de acontecimentos no tempo onde se projetam, tal como na Geografia, as energias e potências verticais. Assim entendida, a História está balizada de feitos significativos que supõem uma ruptura do nível temporal, ordinário e profano, que nada tem que ver com as crônicas e estatísticas, às quais estão acostumados nossos contemporâneos, que só são capazes de se fixarem em determinadas anedotas devidamente documentadas (sempre com um propósito interessado, em particular no político, econômico, racial ou religioso). Como o espaço, o tempo não é homogêneo, mas tem cisões e fissuras por onde se revela o supra-histórico. Por outro lado, o centro sagrado geográfico e espacial, simbolizado pela Terra Sagrada, –e dentro de cada qual por seu próprio coração– é também o centro do tempo, do atemporal, onde se faz efetiva a comunicação com os estados superiores.

É o mito o que faz significativa a história de um povo; a criação de uma cultura ou civilização tradicional sempre parte de um acontecimento mítico e supra-humano, no qual uma entidade espiritual se manifesta (quase sempre Através de intermediários simbólicos, sejam animais, vegetais, minerais, ou graças a determinados personagens humanos, como estamos vendo nos títulos sobre Biografias), dando origem ao desenvolvimento dessa civilização. Como no caso de que se tratasse de um sutil cordão umbilical, esta vinculação íntima, que mantém uma cultura com o invisível e atemporal, é o que possibilita a regeneração periódica e cíclica dos homens que a integram. A verdadeira história de um povo, ou de um homem, reside em sua capacidade de compreender e sentir em toda sua plenitude a presença do sagrado, de estar reintegrado nisso, como uma unidade indissolúvel entretecida de múltiplas relações e da qual depende toda sua vida. Por isso existiram culturas que não tiveram história, tal como a entendemos hoje em dia, porque para estas o único válido, o único real, é o que não está sujeito às leis implacáveis do devir. Estas servem, em todo caso, como suporte horizontal onde se cumpre o destino histórico dessas culturas e civilizações. Mas para que este destino tenha sentido, devem depender inteiramente da ordem que expressam as leis universais, que são invariáveis e eternas.

 
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A TRADIÇÃO
 

A multiplicidade das tradições é uma forma evolutiva que reveste aquela Tradição Única das origens, no processo cíclico de queda através das idades históricas. E assim como na Árvore Sefirótica quatro planos progressivamente densos separam à Primeira Deidade do Reino deste Mundo, assim também no tempo as quatro idades –do ouro, da prata, do bronze e do ferro– marcam a progressiva ocultação daquela Tradição Primitiva sob o disfarce de tradições diversas e cada vez, na aparência, mais distintas, até o ponto de chegar a admitir contradições entre elas no plano de sua literalidade, que é o único que está ao alcance da generalidade dos homens na atual idade obscura. A isso se refere o mito bíblico da Torre de Babel, relativo ao momento em que o gênero humano começa a se interessar pelo desenvolvimento da civilização –as artes, os ofícios e as grandes empresas técnicas– e é "castigado" com a confusão das línguas.

Efetivamente, toda solidificação ou materialização implica multiplicação e divergência. Mas a multiplicidade de tradições é só aparente, e pertence ao plano ilusório que o budismo denomina Samsara, e o hinduísmo identifica com o Véu de Maia. A variedade de tradições pertence ao círculo exterior do símbolo da Roda. Elas são os raios que conduzem ao Cubo ou Centro, onde está se localizada a Tradição Unânime, da qual não deixaram de ser testemunhas os sábios e iniciados de todo tempo e lugar.

A Tradição (do latim tradere, transmitir) é a transmissão do conhecimento, entendido este em seus princípios imutáveis e universais, embora também em suas aplicações a todas as esferas da vida. Por isso a distinção entre esoterismo e exoterismo, que de um modo ou outro se dá no seio de todas as tradições. O último é o que se ocupa de organizar moralmente as sociedades humanas (pois como afirma Platão, e Face à visão moderna, moral e política são a mesma coisa). O primeiro mantém viva a chama da Verdade última, mediante a cadeia iniciática ininterrupta (que o sufismo chama silsilah) para aqueles que são capazes de acessar à realização espiritual propriamente dita.

Há portanto uma hierarquia entre caminhos funções da Tradição: as formas externas ou esotéricas degeneram e se extinguem quando perdem contato com seu núcleo esotérico. Equivalha como exemplo o ocorrido com o cristianismo a partir do século XIII: a desvinculação do papado e da hierarquia eclesiástica com respeito às organizações iniciáticas deixou à cristandade indefesa ante o assalto do pensamento profano e "científico", que tentou nestes últimos séculos corrigir e "melhorar" de fora uma doutrina tradicional efetivamente castrada de suas bases intelectuais, bases que não pertencem à organização exotérica e que são patrimônio do saber iniciático. Daí a contradição atual do Ocidente, dividido entre um "cristianismo insuficiente" e um saber "científico" que pretende completá-lo, mas que troca –como todo o profano– suas "verdades" ao som da moda.
 
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GEOGRAFIA SAGRADA

 

Já dissemos que a geografia (grafia da terra) concebida como espaço mítico destinado a ser reflexo da ordem celeste, é comum a todas a culturas tradicionais. Queremos recordar que esse espaço mítico é o Centro do mundo, onde o tempo (a história) também se contempla como não-sucessivo, sendo sempre novo e a regeneração uma realidade permanente, ao não perder a capacidade de assombro sua virgindade original. Na verdade a geografia sagrada é invisível, pois existe a "idéia" de uma terra ilimitada e primitiva, de uma "Terra Pura" ou de um Jardim edênico, que não esgota suas possibilidades generativas ao estar unida e fecundada pelo Espírito. A geografia é então um estado da alma (de se viver a própria existência inserida no universal), que, efetivamente, pode ser manifestada simbolicamente numa paisagem, no topo de uma montanha, no vazio de uma caverna, ou em qualquer topografia significativa. Os templos e cidades se erigiam nesses lugares, e sua construção se realizava segundo leis precisas derivadas de uma ciência sacerdotal, revelada pelos deuses.

 
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NOTA

 
Esperamos que à medida que foi avançando no curso dos ensinos e exercícios contidos neste manual, ao qual se deve repassar freqüentemente, você possa ter agora novos pontos de partida para a investigação, ao mesmo tempo que a leitura destes textos lhe possa resultar muito mais sugestiva, e talvez reveladora. De toda maneira, são os preâmbulos de nosso trabalho integral, ao qual se deve dedicar igual firmeza e ardor que até o momento. Você avançou um passo, embora não saiba de tudo. Acaso tenha se feito evidente, redobre seus esforços, pois está fazendo algo por você mesmo e sua superação, e sempre esta dedicação é recompensada de uma ou outra maneira.

Pode ser que por falta de tempo, ou por outras razões muito específicas, o leitor não tenha efetuado todas as práticas e exercícios que demos e seguiremos dando. Nesse caso lhe sugerimos que vá anotando em uma ficha aqueles que não realizou, e os ordene por temas. Certamente chegará o momento em que possa efetuá-los e, então, você poderá praticá-los de forma ordenada. Trate de não omitir nada do que Agartha lhe oferece e deixe que o Ensino penetre completamente em você. Posteriormente, e de forma natural, ir-se-ão selecionando em nós os caminhos particulares e os tipos de temas de nossa inclinação, que deste modo podem se desenvolver em um leque de possibilidades.

Se algum ponto doutrinal lhe resultar ainda obscuro ou dificultoso, igualmente a certos exercícios, sugere-se passar adiante, sempre que se tenham efetuado certos esforços para superar a situação. Chegará o momento de se repassar estas lições, e então descobrirá que essas dificuldades foram se resolvendo, ou já não existem. Passado um tempo, o voltar para material de Agartha, desde o início, é extremamente proveitoso. Por outra parte, a leitura destes textos pode lhe aparecer nesse momento como nova, ou pode-se encontrar nela alguns pontos, ou temas, em que não havia reparado.

 
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TARÔ

 
Tarô - A  Justiça
VIII — A JUSTIÇA: Aqui nos mostra uma mulher sentada, que sustenta uma espada com sua mão direita e uma balança com a esquerda. Embora esteja acostumado a se representar à justiça com os olhos vendados, dando a entender que a lei se aplica por igual a todos os homens, sem restrições de nenhuma classe, aqui a vemos com os olhos muito abertos, indicando a objetividade com a qual emite seus julgamentos. A espada se acha em posição vertical, ascendente, pronta para penetrar as aparências das coisas e atracar aos estados superiores do ser; e a balança está sustentada pelo eixo ou fiel, símbolo do equilíbrio e da harmonia que se obtêm quando se encontra o justo meio. Os significados favoráveis desta carta estão relacionados com as virtudes de um verdadeiro juiz, objetivo, neutro e desapaixonado; quando está ao contrário, fala de seus vícios e em geral nos mostra os desequilíbrios.
DIREITA INVERTIDA
Lei - Ordem - Objetividade
Imparcialidade - Regularidade
Justiça - Harmonia - Consciência
Integridade - Equilíbrio
Rigor - Organização
Economia - Administração
Desapaixonamento
Bom critério
Neutralidade
Injustiça - Parcialidade
Desequilíbrio - Aburguesa-
mento - Desordem - Violência
Pleitos - Discussões
Arbitrariedade
Ladrões - Corrupção
Bandidos - Esbanjamento
Problemas econômicos
Falta de administração
 
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ASTROLOGIA

 

Freqüentemente se confunde hoje em dia a Ciência da Astrologia com a simples confecção de horóscopos, que sempre foi considerada pela Tradição como secundária, derivada e contingente. Isto não quer dizer que careça de interesse conhecer as influências planetárias que regem o dia e a hora de nosso nascimento, cuja investigação pode se realizar como prática para nos familiarizarmos com esta disciplina; mas é importante não perder de vista que o fundamental é conhecer os princípios e as normas que governam o céu, os quais se vêem também refletidos na ordem natural da terra. Não devemos esquecer que é graças aos astros que temos a possibilidade de compreender as leis que regulam o tempo e o espaço. Por um lado, é o lugar de saída do Sol e dos planetas que nos permite ter uma orientação espacial, conseqüentemente são também as esferas celestes que nos fazem ter a concepção de dia e noite, semana, mês ou ano, ou seja, da durabilidade do tempo.

Sempre partindo de um ponto de vista geocêntrico, e até mais, tomando ao observador –o homem– como o ponto central e imóvel a partir do qual fazemos nossos cálculos, o símbolo do zodíaco nos ensina a realizar a divisão "espacial" do tempo, quando nos mostra ao norte no Solstício de Inverno (Capricórnio), ao sul no de Verão (Câncer), a Leste no Equinócio da Primavera (Áries) e a oeste no de Outono (Libra). Estes quatro pontos ou signos cardeais estão em relação simbólica com a divisão quaternária do dia, do mês e do ano, com as quatro etapas da vida do homem e das civilizações, e com as quatro idades da humanidade (de Ouro, Prata, Bronze e Ferro), dando-nos portanto a possibilidade de estabelecer relações e analogias entre os ciclos naturais, históricos e cósmicos.

A Roda do Zodíaco realiza na aparência um percurso completo de 360° cada dia, ou período de 24 horas que demora a terra em girar ao redor de seu próprio eixo; o Sol, por sua parte, faz uma viagem ao redor dos 12 signos durante o ano, marcando as quatro estações que regem as leis da agricultura e da vida do homem. Mas os antigos também observaram graças aos planetas, a possibilidade de entender outras dimensões temporais, o que os levou a conhecer as Eras cósmicas ou "tempo dos deuses". Um exemplo disto o constitui o período de 25.920 anos, conhecido por todos os povos e explicado tanto pelos hindus como pelos pitagóricos e Platão, configurando o ciclo chamado pela Astronomia de precessão dos equinócios, que sempre se viu em relação com os períodos históricos da humanidade. Tomando como ponto de referência o Equinócio da Primavera, o Sol percorre durante esse lapso (de 25.920 anos, chamado "o grande dia de Brahma" pela tradição hindu) os 12 signos zodiacais, em um movimento circular invertido ao dos ciclos anual e diário, demorando 2.160 anos em cada um deles. As culturas deixaram claras amostras do conhecimento desse ciclo, e a Era de Touro foi simbolizada pelos egípcios (o boi Apis) e cretenses, assim como a de Áries (o Cordeiro) foi anunciada por Moisés ao povo judeu, e a de Peixes (os Peixes) pelo cristianismo que se identificou com esse signo. Sabemos graças aos conhecimentos que nos lega a Tradição, que estamos vivendo atualmente o ponto de transição entre o Peixes e Aquário, o qual indica claramente que nos encontramos no fim de um período cósmico, e que se aproxima a Idade de Ouro ou reino de Saturno (planeta que rege para a Antigüidade Aquário e Capricórnio).


Astrologia

fig. 13

 
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O SIMBOLISMO DA ESPADA

 

Mais que nenhuma outra arma, possivelmente seja a espada a que melhor serve para representar a luta que qualquer aspirante ao Conhecimento tem que empreender em um determinado momento de seu processo contra aqueles que constituem seus autênticos inimigos: os que leva em si mesmo. Dito combate é a "grande guerra Santa" da que fala o profeta Mahoma quando em uma de suas sentenças diz: "voltamos da pequena guerra Santa à grande guerra Santa", indicando assim que a primeira não é mais que uma representação exterior ou um símbolo da segunda. Não terá que esquecer, neste sentido, que a espada é o principal atributo do deus Marte, o númen que infunde o espírito guerreiro no homem, dotando-lhe, ao mesmo tempo, do rigor necessário para que saiba distinguir o engano da verdade e negar a negação. De fato, quase todos os heróis e deuses solares e civilizadores vencem as potências das trevas e do caos (representadas em todos os mitos pelas entidades ctônicas e telúricas como os Titãs, os dragões ou as serpentes) ajudados com espadas, ou com qualquer outra arma semelhante, como a lança, as flechas, o machado simples ou de duplo fio. Neste sentido, todas estas são armas que tradicionalmente se associaram ao raio e à luminosidade fulgurante do relâmpago, ou seja, que têm uma conexão direta com o simbolismo da luz, entendida como uma energia essencialmente fecundante, ao mesmo tempo que destruidora de tudo o que se opõe ao superior, isto é, a escuridão tenebrosa e a ignorância. Com esse espírito combate o herói germânico Sigfried, ou o cavaleiro cristão São Jorge, reflexo humano de São Miguel arcanjo, o chefe das tropas celestes.

Todos eles constituem os modelos exemplares desse combate interior, o mesmo que é sugerido por Cristo (que é a "luz verdadeira que, vindo a este mundo, ilumina a todo homem", conforme se lê no Evangelho de João) quando, ao expulsar aos mercadores que profanam o Templo de Jerusalém, adverte-lhes que não veio “trazer a paz, mas espada ". E essa espada que ele traz não é mais que o poder de sua Palavra ou Verbo, da qual emanam a Verdade e a Justiça (ver Apocalipse I, 16), e ante as quais nada pode a escuridão da ignorância, representada por esses mercados que comercializam com o mais sagrado. Estes seriam os verdadeiros inimigos –egos– ocultos (que em ocasiões aparecem em forma de personagens externos), aqueles que nos mantêm sujeitos aos estados mais inferiores, e de quem nos haveremos de liberar ou "desligar" para aceder à verdadeira Vida prometida pela Iniciação e pelo Ensino. A eles, terá que vencê-los, pois, com a força que outorga o Conhecimento, isto é, no plano das Idéias, pois na medida em que entreguemos a elas é que os poderemos reconhecer e identificar e, portanto, expulsar do Templo que edificamos no interior de nosso coração.

A este respeito, mencionaremos que a espada, tal como a lança, é um símbolo complementar da taça, como é o caso da lenda do Santo Graal, e sendo esta, como o próprio Graal, um símbolo da Doutrina e do Conhecimento, a espada o é da via que deve se seguir para alcançá-lo, quer dizer, aquilo que nos ordena a inteligência e a conduta, fazendo possível que tomemos verdadeira consciência de nosso eixo interno, e com ele da "Via do Meio" que assinala a direção vertical para a qual temos que tender permanentemente. De fato, a espada (como as diversas armas mencionadas anteriormente) foi considerada por todas as tradições como um símbolo do Eixo do Mundo, idéia que está presente quando a espada toma o lugar do fiel da balança, símbolo universal da Justiça e do equilíbrio cósmico, isto é da harmonia entendida como manifestação da paz. Esta significação "axial" da espada não terá que perdê-la nunca de vista, pois é a que lhe dá seu sentido mais profundo, já que dita paz, nascida da conciliação dos opostos, não só se expressa na ordem externa e social, mas também, e especialmente, no interno e no espiritual, que é, no fim e ao cabo, o objetivo que persegue a "grande guerra Santa".

 
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NÃO É POR MUITO MADRUGAR…

 

Um dos temas nos quais se faz insistência no percurso iniciático é o dos inimigos ocultos, ou seja, naqueles que não são evidentes para o aprendiz, ou que se disfarçam aparentando virtudes quando não são mais do que formas do homem velho, e graves inimigos no caminho do Conhecimento. Muitas vezes, soem se apresentar com a roupagem da moral e do oficialmente admitido como virtuoso e até "religioso", ao que graciosamente denominam "tradicionalismo". Outra das desagradáveis maneiras em que soem se apresentar estes demônios, diretamente associada com a que acabamos de mencionar, é o fato de supor uma virtude o despertar cedo pelas manhãs, especialmente nas grandes urbes, onde o corpo perdeu toda conexão com os ritmos da natureza. Este fato completamente normal é tomado por indivíduos simplórios como uma grande coisa, exemplo digno de ser emulado, embora deva se impor pela força, como no caso dos internatos, cárceres e quartéis. Embora não se leve em conta que este “'madrugadores” se levantam para jogar lenha ao fogo da máquina da sociedade moderna que nos está devorando, que eles criaram e alimentam constantemente com sua diligência.

O adagiário cunhou duas sentenças muito conhecidas com relação a este fato. A primeira diz "Deus ajuda a quem cedo madruga". Isso pode ser entendido como uma piada de humor negro, quando se pensa que os homens de hoje em dia, direta ou indiretamente, despertam dispostos a trair, mentir, murmurar, caluniar, roubar, destruir, etc., com o beneplácito e o patrocínio das entidades oficiais em meio da aprovação geral.

O segundo refrão deu título a esta nota e diz: "Não é por muito madrugar que amanhece mais cedo". Nele se adverte o oposto ao anterior, ainda que se o note muito mais elaborado, já que nega de fato a simplória crença literal que o primeiro sustenta, e aparece como uma clara sentença a um dos enganos (pecados) maiores e difundidos dos contemporâneos: o de que através das ações dos homens vai poder se obter o que sempre foi chamado, inversamente, a Graça de Deus.

"O espírito sopra onde quer" pode ler-se no texto sagrado. Sim, onde quer o espírito e não onde determinam os homens, ou em qualquer lado, por azar, como poderia compreender um literal, ou um “justo” muito madrugador. Um provérbio chinês diz: "Ao abusar da eficácia se produzem violências".

 

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